Este é um livro clássico da falcoaria Portuguesa que trata principalmente de aspetos relacionados com as doenças das aves de presa e respetivo tratamento médico e cirúrgico.
O livro é composto por 24 capítulos e terá sido escrito no séc. XIV em resposta a solicitação do rei D.Fernando. Este foi o tratado nacional que maior difusão teve em Portugal e em Castela. Foi traduzido para castelhano entre 1385-138 por Pero López de Ayala que o incorporou no seu tratado “Libro de la Caza de las Aves”. Em português foi utilizado por Diogo Fernandes Ferreira na composição do seu livro: “Arte de Altanaria, escrito em 1616.
O autor, Pero Menino foi falcoeiro de D. Fernando e sabe-se que em 1382 e 1385 morava em Santarém. Inicialmente foi atribuída a Mestre Geraldo mas mais tarde veio a esclarecer-se a sua verdadeira autoria.
Para que todos possam conhecer um pouco melhor o património cultural que nos foi dado pela falcoaria em Portugal disponibilizamos aqui, para download, uma edição de 1931 desta obra, com Introdução, Notas e Glossário de Rodrigues Lapa.
Podem fazer download do texto aqui: Download